Lembram do filme armageddon? Parece que tem algo um pouco maior vindo por aí…
Uma estrela, a 3.260 anos luz da Terra pode se transformar em uma supernova e ameaçar a camada de ozônio do planeta terra, tornando-o inabitável. A “bomba relógio” foi identificada por americanos a partir de imagens do telescópio Hubble, onde anunciaram a descoberta a Sociedade Americana de Astronômica (AAS). De acordo com o astrônomo Edward Sion, da Villanova University, na Filadélfia, a estrela T Pyxidis parece destinada a explodir com força para se transformar em uma supernova – corpos celestes que surgem depois de explosões de estrelas com mais de 10 massas solares.
A esta distância, dizem os astrônomos, a explosão com força estimada de 20 bilhões de bilhões de bilhões de megatons de TNT poderia destruir a camada de ozônio da Terra, deixando o planeta vulnerável a radiações. A estrela já apresentou explosões menores no passado, em intervalos constantes de aproximadamente 20 anos, em 1890, 1902, 1920, 1944 e 1967. Mas a estrela não apresenta explosões há 44 anos, e os astrônomos não sabem a explicação.
Segundo os astrônomos responsáveis pelo estudo, as imagens do Hubble mostram que a T Pyxidis parece destinada a virar uma supernova. Mas apesar do risco, os astrônomos afirmam que não motivo para pânico, já que a estrela só deve chegar ao limite de Chandresekhar – provocando a massiva explosão – em 10 milhões de anos.Vi isso aqui!
0 comentários:
Postar um comentário